Como vender doces: 7 dicas para começar um negócio

É claro que gostar de cozinhar é fundamental para começar uma doceria. Mas, caso queira transformar o hobby em um negócio lucrativo, o empreendedor precisa ser mais do que um cozinheiro de mão cheia. Para dar dicas para quem deseja apostar em doces para vender, PEGN convidou as empreendedoras Natalie Pavan, do MyCookies; Gabriela Oliveira, da Doce Ghetto Brigaderia; Juliana Salgado, da Super Vegan; e Carol Vascen, do Donuts Damari.

Pense na sua relação com as pessoas

Para Pavan, o primeiro passo ao fundar um negócio de doce é entender que as pessoas esperam um carinho especial ao serem atendidas — já que a sobremesa tem um significado de afeto. “Especialmente em cafeterias e docerias, a hospitalidade vem antes do alimento. A pessoa quer se sentir acolhida, comer o seu produto se sentindo abraçada”, afirma. Então, antes de começar o negócio, ela conselha a pensar se você gosta de lidar com pessoas.

Aprenda sobre o setor


As empreendedoras concordam que um dos pontos mais importantes é se informar sobre o setor. Neste momento, a internet se torna uma grande aliada, com muitas opções de conteúdo. “Como nunca tive tantas condições financeiras, usava — e ainda uso — a internet. Procuro conteúdos gratuitos na área de confeitaria e em centros culinários. Depois, coloco toda a teoria em prática”, diz Oliveira, que costuma usar o YouTube para aprender receitas.

Para Salgado, vale a pena também estudar sobre o contexto do setor e a gestão dos negócios. “É importante ficar de olho nas tendências mundiais e ler notícias sobre o nicho em que você quer empreender”, afirma. A empreendedora buscou auxílio no Sebrae e fez cursos gratuitos para aprender a montar um plano de negócio.

Aprenda sobre o setor


As empreendedoras concordam que um dos pontos mais importantes é se informar sobre o setor. Neste momento, a internet se torna uma grande aliada, com muitas opções de conteúdo. “Como nunca tive tantas condições financeiras, usava — e ainda uso — a internet. Procuro conteúdos gratuitos na área de confeitaria e em centros culinários. Depois, coloco toda a teoria em prática”, diz Oliveira, que costuma usar o YouTube para aprender receitas.

Para Salgado, vale a pena também estudar sobre o contexto do setor e a gestão dos negócios. “É importante ficar de olho nas tendências mundiais e ler notícias sobre o nicho em que você quer empreender”, afirma. A empreendedora buscou auxílio no Sebrae e fez cursos gratuitos para aprender a montar um plano de negócio.

Teste as receitas


Antes de começar o seu negócio, é necessário testar as receitas para ver se outras pessoas também aprovam. Segundo Pavan, uma possibilidade é oferecer os alimentos para amigos e familiares. “Não abrimos um negócio para testar. Óbvio que aperfeiçoamos no caminho, mas o produto já tem que começar muito bom.”

Para garantir a qualidade, é aconselhado começar com poucos tipos de doce (podendo ser apenas um). Então, conforme for ganhando experiência, pensar em aumentar o cardápio — mantendo o sabor como prioridade.

Escolha de máquinas e fornecedores


Defina se o seu negócio vai começar em pequena ou grande escala para saber quanto seu produto vai custar. Faz toda a diferença, por exemplo, se o local de produção vai ser em casa ou em uma cozinha industrial. Não é necessário investir muito dinheiro em maquinário, diz Vascen. “Muitas pessoas querem pedir empréstimo para empreender e acham que é a única maneira, mas não é bem assim. É possível ir aos poucos. Comece fazendo com as mãos e só depois use maquinário.”

Verifique quais serão e quanto custará a matéria-prima. “Pesquise o preço e a qualidade de cada fornecedor. Faça visitas presenciais, se possível, para conhecer com quem vai trabalhar”, aconselha Salgado. Já Vascen lembra que, no momento de escolher os ingredientes, é importante prestar atenção no seu público-alvo. “Não adianta querer vender para um público classe A e usar ingredientes muito baratos.”

Pesquise a concorrência


Com a ideia de negócio em mente, faça uma busca na internet e descubra se existe concorrência. Se não encontrar outros negócios que ofereçam o mesmo produto, entenda o motivo para isso. “Muitas vezes pensamos que uma ideia é inovadora, mas ela não é praticada por uma série de limitações”, diz Salgado.

Caso tenha concorrência, é necessário encontrar formas de oferecer algo de diferente na experiência aos consumidores. “Você não pode começar um negócio para copiar o que o outro está fazendo. Assim, você será apenas mais um”, afirma Vascen.

Foque na divulgação


Depois que o negócio estiver estruturado, é a hora de divulgá-lo. Comece com amigos, familiares e grupos da internet. “O famoso ‘boca a boca’ sempre será o melhor marketing de qualquer empreendedor que está começando. Conte sobre você e o seu objetivo como empresa. O seu público-alvo poderá se identificar com sua trajetória e comprar o seu produto”, diz Oliveira. Aproveite as redes sociais para mostrar o preparo dos alimentos.

Profissionalize as vendas


No começo da empresa, é muito comum que as vendas sejam feitas por mensagens, mas é importante usar uma plataforma que facilite a compra. “Por muito tempo vendemos por formulários virtuais e mensagens, o que não é o ideal. É necessário um site para ser mais profissional e prático, em que as pessoas visualizem os produtos disponíveis, vejam o valor de frete e finalizem a compra em um só lugar”, diz Salgado.

Fonte: https://revistapegn.globo.com/